domingo, 27 de novembro de 2022

Tratamento de choque

 


Que razão existe ao persistir, em caminho pouco promissor, para se obter boas soluções? Tente resposta antecipada de seu íntimo. Se positiva e promissora, siga em frente. Caso seja resposta negativa e arrasadora, refaça o comando, mude o destino, evite a “roubada”.

Pense rápido: o que você já fez de diferente? Vá mais longe: o que gostaria de fazer diferentemente e ainda não fez? A hora de acontecer, é você quem escolhe. Impeça o desconsolo da ausência de tentativa.

Que explicação para a fragilidade diante da ação? Se é importante, supere possíveis medos e parta em busca do que vale a pena. Nunca é tarde.

Se o tempo é sábio conselheiro, sua vontade é fundamental. Sem ela, o tempo é só o tempo que segue servindo outros interesses, já que inexistem os seus.

Recomece! Falta disposição para o recomeço? Imagine o que traria a recompensa de um belo êxito. Qual o impacto para o resto da vida?

Isso não empolga? Melhor jogar a toalha, pedir para rezar a missa de sétimo dia, porque você deixou de viver.

Fugir nem sempre é assertivo. Causa desconforto e, a longo prazo, sofrimento. A obra prima prescinde da genialidade de seu autor, mas não da ação. Sem ação, a genialidade é somente abstração.

Ninguém vê um belo quadro no cérebro de seu criador, o vê em suas telas. Faça o mesmo. Sua tela é o ambiente onde atua; são as pessoas de seu convívio, a família, os colegas, o trabalho, testemunhas ativas de seu comportamento.

Mas são testemunhas. O protagonismo é seu, quem recolhe os frutos é você. A satisfação pode até se propagar; a conquista é só sua. Troque o incerto pelo certo, siga em frente com coragem, tudo depende de você!

Texto do livro “Pensar para sair do lugar – As vertentes da vida”.


Nenhum comentário: