domingo, 26 de dezembro de 2021

Vaso quebrado

 

    A palavra tem força, muita força, um peso extraordinário. Interfere nos humores, abala emoções, alavanca ou destrói vidas, transforma ou imobiliza, arrebata ou afasta, ilumina ou escurece, sempre deixa rastros, ainda que já silenciada.

A favor ou contra, é assim que muitos utilizam desse fator evolutivo da comunicação. A manifestação verbal encontra morada nas mais díspares personalidades, porém, algo em comum a faz semelhante quando seu som é captado por outros ouvidos, o potencial para transformar a realidade.

Guardadas as devidas proporções entre vida social e profissional, o uso da palavra irá encantar ou decantar em qualquer um dos ambientes. Encantar nas ressonâncias positivas, incentivadoras de bons comportamentos, de atitudes dignas, mobilizadoras, capazes de promover bons movimentos de mudanças. Decantar, no esforço de separar as impurezas, os traumas e dramas ocasionados por palavras enviesadas, duras de digerir e, potencialmente, capazes de aniquilar esperanças.

Esse será o embate constante, destinado a separar aqueles que se utilizam da palavra como forma de elevação da condição humana e daqueles que a utilizam como degradação dessa mesma condição. Trabalho árduo e disciplinado para aqueles que conseguem visualizar as características mais íntimas dos candidatos, futuros protagonistas do mundo corporativo.

Existe a confiança e a desconfiança, a sinceridade e a falsidade, a convicção e a reticência, a certeza e a dúvida, tudo embutido na palavra e na forma de pronunciá-la. O tom, o timbre, a altura, denunciam uma particularidade, decisiva para o fim que se destina, os ouvidos de terceiros.

Cuide bem de suas palavras, faça-as seguras e sustentadas nas atitudes e exemplos. O pior orador é aquele que discursa um discurso que não se sustenta, vazio pela ausência do fundamento essencial da honestidade. Quando se depara com profissionais dessa categoria, tem-se um ambiente aflitivo, onde impera a confusão e o medo de fazer dos ouvidos pinicos.

Lembre-se, um vaso quebrado, será sempre um vaso quebrado, mesmo que seja totalmente restaurado, com perfeição, ainda será um vaso quebrado. É assim que acontece quando se perde o controle sobre as palavras, escorregaram de sua boca, explodiram no cérebro de outros e os cacos não mais serão colados.

                                         Trecho do livro "Pensar para sair do lugar - Crescimento pessoal e profissional"


ADQUIRA O NOVO LIVRO DA SÉRIE "PENSAR PARA SAIR DO LUGAR" :



Nenhum comentário: