sábado, 11 de dezembro de 2021

Observe o que diz

 

O rótulo que acompanha um produto, oferece especificações e dados para sua correta utilização. Quantas vezes você se preocupou em ler as instruções? Quase nunca, não é mesmo?

Mas é um hábito que devemos adquirir para evitar transtornos futuros, possíveis aborrecimentos ou até mesmo alguns desastres. Tomei juízo quando ao encostar o ferro quente, numa camisa novinha, tatuei sua base na coitada.

Na vida é assim também, ela vai nos oferecendo instruções, alguns as observam, outros deixam que as roupas se queimem. Qual a sua preferência?

Estamos numa imensa passarela dotada de instrumentos de informações e persuasões incríveis. Se os observarmos atentamente, talvez os níveis de importância que damos para valores, conceitos, modos de encarar os acontecimentos, poderiam ser revistos ou reforçados.

Enquanto há caminhada, é possível reter o que é digno de nota, direcionar as expectativas, definir propósitos, alterar a rota, reconhecer os erros, resistir nos acertos. Só é proibido ficar estático, sem esboçar qualquer reação, diante de tantos sinais lançados.

Existe uma força extraordinária que parece engendrar mecanismos de soluções para as percepções afloradas enquanto se percorre a longa trajetória.

Se as antenas estiverem abaixadas, pouca coisa poderá ser captada. As etapas vencidas nada de positivo acrescentarão à jornada, cada vez mais pobre e sem graça.

É preciso atenção afiada, compreensão dos detalhes, ânimo para a análise dos apontamentos e, principalmente, entusiasmo para seguir em frente, jamais aceitar como definitivos e imutáveis, qualquer tropeço.

Tropeços são as consequências de quem caminha. Só não tropeça quem resolveu parar e se tornou o próprio tropeço. Fora isso, a satisfação do percurso estará na constante superação e correção dos possíveis desacertos, na busca pelo equilíbrio.

Ocorreu-me uma frase de um livro infanto-juvenil, que não me recordo o autor e o título da obra, mas que apontava: “enquanto houver vida, viverei”. Em resumo, é isso!

Convite para o lançamento oficial:



Um comentário:

Elazier Barbosa disse...

Pois é meu Amigo Antonio Luiz Pontes, importantes orientações que devemos levar para o nosso dia a dia!
Parabéns!
Envio um caloroso abraço!