domingo, 28 de novembro de 2021

O tempo retroage?

 

É só escolher entre a ou b? Se fosse assim, as decisões certeiras seriam unanimidade. O importante é saber o que você faz com a opção escolhida.

Como será trabalhada, aprimorada, quais as emendas necessárias, evolução, aprendizado?

Essas respostas sedimentarão a escolha, como positiva, negativa ou neutra. A neutralidade é a confirmação do equívoco, a negativa exigirá encontrar novas alternativas e a positiva ampliará a responsabilidade pela continuidade.

Portanto não são só as escolhas, mas o que fazer delas!

O que você tem feito com as suas? Quais as opções de suas escolhas abriram ou abrirão novas portas para a continuidade de seu projeto de vida?

São questões simples, mas objetivas, com implicações extensas, duradouras, permanentes e insubstituíveis. Feito está feito e ficará marcado, considerada a impossibilidade de retornar no tempo e a escassez do mesmo a medida que avança.

Ninguém deve ter a ilusão quanto aos resultados das escolhas: boas, estrategicamente elaboradas, trabalhadas com afinco, apontam para resultados alentadores; ruins, resta refletir sobre as razões do fraco desempenho, juntar os cacos e partir para outra.

Como já observado, o tempo é matreiro, sagaz, não permite que se repasse pela mesma fração, de sua passagem, além de uma única vez. Isso lhe traz poder, ou melhor, lhe confere o poder imensurável da irretroatividade, que muitas vezes pretendemos desprezar.

Passou, passou, não tem jeito, nem volta. O que permite voltar é a inteligência, capaz de analisar o passado para obter respostas no presente que permitam escolher entre novas opções, aquela com chances de acerto.

Permanecer no “quadrado” errado, querer ocupar aquele que não lhe pertence, exagerar na euforia, desprezar caminhos alternativos, se recusar a observar outros “quadrados”, por conforto ou temor, resvalam na mesma possibilidade de chegar, ao fim da jornada, flertando com a frustração.

Qualquer realização futura estará atrelada ao bom desempenho diante das escolhas realizadas e dos tipos de opções escolhidas para fortalecê-la. O resto é balela, conversa para “boi dormir”, pura perda do imprescindível tempo.

Pense a respeito!

Peça o seu exemplar:



Nenhum comentário: