domingo, 4 de fevereiro de 2024

E a tampa?

 


Quebrou a casca de dois ovos, partiu ao meio e jogou o conteúdo na frigideira. Ovos fritos, que delícia!  Escutou aquele barulhinho característico do encontro entre o frio e a superfície quente.

Sentiu uma pequena bolha que se formou e estourou. A gotícula fez uma parábola no ar e caiu no braço próximo da panela. Ouviu um “ai” e, logo em seguida, outros e sucessivos estouros.

A primeira reação foi sair de perto para evitar mais ardumes. Depois, em heroica ação, na intenção de interromper aquela chuva de respingos, não conseguiu ser tão rápido que evitasse os “ais”.

Segurou o cabo da panela, abriu a torneira da pia e encheu a panela de água. Promoveu um barulho característico entre frio e quente. Surgiu fumaça e o cheiro tomou conta da casa toda.

Resolvido! Será? E o ovo frito? “Cadê” ele? Virou ensopado. Restou jogá-lo no lixo. E o odor desagradável, no ar, que, mesmo abrindo todas as janelas, teimava em ficar? E a fome? Como administrá-la?

Bastava a tampa da panela para tudo ser evitado.

Além da proteção contra os respingos, àquela hora, os ovos fritos estariam repousando em estômago satisfeito, teriam oferecido, ao olfato, o cheirinho estimulador e, ao paladar, o gosto apetitosamente saboroso.

Quantas vezes nos esquecemos desse acessório importante para impedir queimaduras e privações?

Jogamos as palavras inconvenientes, sem nenhum cuidado; lançamos um novo trabalho, sem qualquer delicadeza; discutimos pelo prazer de discutir, ofendemos sem querer ofender e deixamos as “bolhas” se formarem, os “respingos” desestabilizarem o equilíbrio existente. 

Se a pretensão é por um retorno satisfatório, esteja atento ao uso dos elementos de segurança: coloque a tampa do “pensar antes de falar”, utilize a “tampa da empatia”, discuta com “a tampa sem ofensas” e use a “tampa abafo” quando a tensão quiser sair do controle.

Os “respingos” ficarão nela, você poderá apreciar o “prato principal”, dividi-lo com seus colegas, parentes e amigos. Ninguém sairá “machucado”! Todos poderão “degustar os benefícios que ovos proporcionam ao nosso organismo”.

Não se esqueça da tampa!




Nenhum comentário: