quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Ação que predomina

 


Ação que predomina

A determinação nutre descobertas maravilhosas!

Temos essa força interior muitíssimo eficaz. Ela arranca de nós a suavidade do conforto quando acionada, ao se abandonar a passividade, enfrentar os medos limitantes, a tentação de permanecer mais um no meio da multidão.

Detona resistências; lança-nos para as batalhas, com munição apropriada. Sua armadura invisível passa para dentro do corpo, protege o coração e a alma de qualquer ataque, de qualquer armadilha.

Nada fere, nada sangra, nada afugenta o interesse pela conquista.

Diferente das lideranças que se dizem ocupadas demais, que detestam as perturbações, aquelas que lhes tiram o sossego, os líderes determinados assumem os riscos de suas trajetórias.

 Enquanto alguns se comportam como em trânsitos congestionados, onde pouco resta a fazer, a não ser aguardar, ao primeiro indicativo de que perderam a armadura. Alguns líderes entregam-se aos inimigos comuns, coniventes com o estado de contemplação, espectadores acomodados. Outros descobrem alternativas, se revelam no inconformismo.

Parece que estão predestinados a romper as barreiras do som, da luz, das dificuldades. Compromisso, só o de avançar; avançam acompanhados, arrastam seguidores, num exercício crescente de integração, empatia e dedicação.

Incrível os resultados que apresentam; imensuráveis, os benefícios às empresas: atraem soluções onde antes havia um pântano repleto de “jacarés” que só confiavam em seus dentes afiados, para manter a ordem e o medo.

Se você é empresário, desejo-lhe contar com essas lideranças em seus quadros. Abdique das adulações, dos egos inflados, dos “mágicos” que se utilizam de todos os truques possíveis para disfarçar a incapacidade de liderar.

Cerre o olhar para o fútil e mire os efeitos concretos, onde o fator de destaque chama-se competência, onde não há perguntas sem respostas, problemas sem soluções, ocupações sem sentidos e condutas sem objetividades.

Opte pelos que têm esse grande trunfo para vencer os obstáculos, gerar novidades e pulverizar, na instituição, o agradável perfume da ética e dos bons exemplos. Você também estará bem.

Texto do livro "Pensar para sair do lugar - As vertentes da Vida"

Nenhum comentário: