domingo, 30 de outubro de 2022

Capacitação

 

Quando algo sai do controle, quais as capacidades que devem ser consideradas e claramente aguardadas daqueles que ocupam posições de liderança nas empresas?

Sem a pretensão da unanimidade, aponto algumas delas: sangue quente e cabeça fria; visão sistêmica, mente concentrada; capacidade de aglutinar e desenrolar; agilidade de raciocínio e rapidez nas soluções.

Sangue quente para evitar a apatia diante das circunstâncias, propulsor da energia necessária para manter todos os sentidos vigilantes, prontos para a ação.

Na contrapartida, cabeça fria, primordial para evitar o aprisionamento pelas emoções, impeditivas das decisões certeiras.

Fundamental o conhecimento do processo como um todo, consolidado na visão sistêmica que permite diante de muitas variáveis, a concentração no que é primordial.

Aglutinar as pessoas em torno da solução, com clareza na distribuição das tarefas, claridade na comunicação, objetividade no desenrolar das etapas imprescindíveis para cumprir o fim.

Finalmente, agilidade de raciocínio, capaz de guinadas certeiras, quando necessárias, sem postergações temerárias e que permitam a rapidez antes dos impactos negativos de tropeços por simples detalhes de menor importância ou motivos banais.

Cerque-se de lideranças com perfis semelhantes.




Nenhum comentário: