domingo, 16 de outubro de 2022

Reconhece o líder?

 

Evidente que, sem conhecimento, experiência, treinamento, pesquisa, boa comunicação e aprendizado constante, improvável despontar, no horizonte, alguém para assumir o papel de líder. São alicerces mínimos para tal.

Não pretendo ponderar sobre aquilo que é óbvio. Embora as qualidades de um líder tenham sido discutidas à exaustão, considero a existência de cinco elementos essenciais na caracterização de verdadeira liderança: inteligência aguçada, condução segura, audição atenta, vigor nas crenças, exemplos nos procedimentos.

Imagine a diferença, presente em momentos cruciais na empresa e, por extensão, na vida cotidiana, de poder confiar no que tenha um fino entendimento dos assuntos, capaz de insights desconcertantes, surpreendentes, consistentes nas circunstâncias mais delicadas.

Diante da fina percepção, seja condutor de um processo de transformação seguro, agregue distintas correntes com a naturalidade de quem dirige uma orquestra em que todos sabem o exato compromisso de sua participação.

Durante o processo de ensaio, imagine o maestro que mensure qualquer som que se desajusta do conjunto, que depura, evita sobressaltos, até que o uníssono transmita da audição um prazer indescritível aos ouvidos exigentes.

Que transpire seus embasamentos, destemido dos olhares, sem promover ou incentivar constrangimentos. Que admira, aplaude, respeita a liberdade de cada um ser aquilo que é, que se emociona ao perceber mudanças acontecendo e arrasta, une, gera, encanta, alimenta os objetivos, as metas, os sonhos, através dos próprios exemplos.

Aquele que provoca a harmonia, a estabilidade da equipe, da família, dos amigos. Demonstra inquebrantável persistência de fazer o que é necessário fazer, de agir com intensidade calculada, preciso nas delegações diárias, honrado nos princípios que pratica.

Você não só detecta o líder como está diante dele!

Trechos do livro “Pensar para sair do lugar – Crescimento pessoal e profissional”.




Nenhum comentário: