domingo, 23 de outubro de 2022

Rito do barbear


Admirava aquele ritual, por dois fundamentos: o primeiro, tratava de pessoa que eu amava, meu pai; o segundo, foi a mais marcante identificação com a masculinidade de que tenho lembrança.

O aparelho de barbear era desparafusado, duas estruturas de aço desprendidas da base. Entre elas uma lâmina da marca “Gillette”, embrulhada em um papel bem fino, retirada de dentro de uma caixinha de papelão, onde estava acomodada. A lâmina era colocada na estrutura de aço, que deixava à mostra as laterais cortantes e, novamente, o conjunto era parafusado.

O creme de barbear, num pincel macio, tinha a função de criar uma camada abundante de uma espuma branquinha. Ela cobriria a região da barba, previamente umedecida, onde o instrumento cortante deslizaria, com movimentos precisos que, normalmente, tinham seu início a partir de uma das costeletas.

Após escanhoado, o rosto era lavado, o excesso de espuma retirado e uma toalha finalizava aquela operação que terminaria com a loção pós-barba. Era um líquido com álcool, espalhado, com massagens ligeiras e consistentes, onde a barba havia sido aparada.

Frustração maior era ser imberbe; afinal, em tenra idade, a barba estava distante. Aproveitava para imitar meu pai, ainda que a lâmina estivesse ausente. Exercitava com alegria, preparando-me para, um dia, poder estar em frente ao espelho.

Pode soar esquisito, mas recebi diversas lições retiradas desse simples gesto, “fazer a barba” e que foram utilizadas ao longo de toda a minha vida de trabalho. Dentre as importantes uma se destacou: a descoberta prematura de que o interesse é despertado pelo exemplo, antes do que qualquer outro mecanismo.

O prazer com que meu pai se barbeava, o empenho em me demonstrar como aquilo funcionava, comprovou-me a importância de se ter um líder atento ao seu liderado.

Além disso, os processos devem ser estabelecidos de uma forma correta e harmoniosa. Tudo tem que estar organizado, na ordem necessária, com os materiais e produtos adequados, sob pena de não atingir a finalidade de sua execução.

O preparo, o cuidado para evitar machucados, o treino para tornar o barbear seguro, a cada dia e, finalmente, a preservação da boa aparência física, no sentido de começar o dia disposto e entusiasmado para o melhor desempenho, são determinantes na busca de melhorias pessoais e profissionais.

Sendo resgate do passado, esses momentos são radiografias dos meus passos. Valeu a pena tê-los vivenciado.

Trecho do livro “Pensar para sair do lugar – As vertentes da vida”.




Nenhum comentário: