domingo, 10 de julho de 2022

Alicerce

 

Pode ser mais veloz nos cálculos, precisa nas respostas, ampla no armazenamento dos dados, mas não tem a moral das virtudes, a beleza das emoções, o impacto dos sentimentos, muito menos a capacidade de crescer pelos estímulos dos sentidos.

Até faz o papel de ouvinte, afasta a solidão, diverte como se companheira fosse; não é, embora muitos a considerem como tal.

É apenas um produto de mentes brilhantes, ferramenta imprescindível para maior capacitação de seus usuários.

Fora as percepções definidas por seus criadores, a inteligência artificial não substitui o diálogo entre os membros de nossa espécie, não capta ou trabalha interiores, não incentiva, empolga, lidera, entusiasma, quem quer que seja, apenas segue o padrão.

A tentativa atual é o de lhe dar imenso valor, quando deveria lhe dar o posicionamento correto, o de facilitadora para as decisões, substituta espetacular de rotinas que reconhecem a precisão, a velocidade, como imprescindíveis na redução de custos e aumento da produtividade.

Fora isso é pura ficção, tentativa de oferecer importância para atributos que, nem de leve, tocam no essencial para atividades exercidas com muita competência por humanos, distantes dos algoritmos, programações, da lógica cartesiana, onde os sentidos são deixados de lado e predomina a “chatice” de respostas idênticas para mesmos problemas levantados.

Pode ser que no futuro, embora não acredite nessa possibilidade, a inteligência artificial se torne independente, criativa, dotada da percepção e aplicação de recursos hoje, exclusivos, dos seres humanos.

Se isso, Deus nos livre, se realizar, há um ponto a ser questionado, de extrema importância, que alicerça minha descrença: diante de tal “evolução”, a inteligência artificial deixaria de ser precisa e estaria sujeita a cometer erros. Que importância teria, então?

Não quero ser pessimista, mas apenas estaríamos sendo substituídos. Enquanto isso não acontece, trata de prestigiar aqueles que não são despesas para as empresas, nem descartáveis em sua vida.

São alicerces das estruturas corporativas e sociais, capacitadores da evolução humana e de seus negócios, gente de carne, osso, cérebro e alma.

Ainda, os melhores investimentos!


Prestigie a educação, a cultura e o pensamento.

Adquira nossos livros no Facebook @antonioluizpontesescritor, @alppalestras, Whatsapp 15 991339393, e-mail contato@alppalestras.com.br ou no Mercado Livre.





Nenhum comentário: