sábado, 28 de maio de 2022

Procure a inspiração

 


Entusiasmo é uma das palavras admiráveis de nosso vasto vocabulário. Vem lá do grego, “inspiração divina”, algo que ultrapassa o limite de nossa compreen­são, mas se torna visível nas ações humanas, distinguindo entre um e outro pro­fissional, uma e outra pessoa. Como separador de águas, aparta seus portadores do risco da mediocridade.

Testemunhas apontam a presença, a inveja lhe faz sombra, o desdém procura comprometê-lo, mas não tem jeito, sua força aniquiladora parece indestrutível. Tranquila, distante dos alvos comuns, arrebata seguidores e segue seu caminho.

Quanta felicidade poder contar com colegas de trabalho impregnados de seu perfume. O pessoal da diferença, que arregaça as mangas, que enfrenta os desafios, que aguarda com tranquilidade pelas mudanças, que serenamente contribui para o sucesso do outro, convicto que não se trata de atitude piegas, mas da percepção correta daquilo que significa, realmente, sucesso.

Poderiam ser muitos, não fosse o descuido de empresários e lideranças desa­tentas, que declinam do poder de favorecer essa presença luminosa, agindo como abafadores de sua manifestação. Talvez por desconhecimento, ou mesmo por des­preparo, realizam ações descomprometidas, evasivas, discriminatória, que fazem morrer na nascente, rios que poderiam adubar seu negócio.

Talvez esqueçam dos sonhos que acalentavam, o quanto de entusiasmo fez parte de suas próprias histórias. Talvez por um lapso do destino, tenham confundi­do adjetivos e decretado o divino como pecaminoso, perigoso para suas ambições. O fato é que deixaram de lado uma ótima oportunidade de proporcionar mais luminosidade no ambiente de trabalho. Paciência! O tempo, sempre senhor da razão, irá cobrar, a qualquer momento, o preço dessa sandice.



Nenhum comentário: