domingo, 5 de junho de 2022

RH, lobos e ovelhas



No sentido figurado, o lobo representa o facínora e a ovelha a vítima pacífica, sem chance de defesa. São figuras que propiciam reflexões abrangentes sobre os mais diversos tópicos dos relacionamentos profissionais.

Os “lobos” possuem inúmeras qualidades, muitas delas apreciadas, até desejadas ou mesmo necessárias em determinados ambientes, mas são “lobos”, devoradores de “ovelhas”.

As “ovelhas”, do mesmo modo, por seu comportamento pacífico, tranquilo, dócil, rotineiro, habitam o imaginário, como sendo criaturas inofensivas, cujo principal objetivo é o de se alimentar e oferecer lã (produtividade) aos dedicados pastores, mas são “ovelhas”, potenciais refeições dos “lobos”.

Nesse cenário hipotético, os “pastores” representam a segurança das “ovelhas” e o temor dos “lobos”. Sem “pastores” atentos, caminho livre para o ataque certeiro e evasão das “ovelhas” ou imolação de uma ou várias.

Pronto, definidas as identidades, as empresas (campos), seus proprietários e acionistas (pastores) atuam no sentido de ter ovelhas (colaboradores) sem a companhia desestabilizadora dos “lobos” (lideranças devoradoras de ovelhas)?

Lembre-se, a produtividade está na lã oferecida pelas ovelhas (seu suor, compromisso, dedicação) responsável pelos resultados obtidos pela empresa. Se na linha de produção, um “lobo” é instalado, as chances de melhoria na produtividade, aumenta ou diminui?

O mesmo ocorrerá em todos os departamentos onde os “lobos” assistem às “ovelhas” com a complacência de seus “pastores”: produtividade baixa, debandada constante de “ovelhas”, crises intermitentes, prejuízos, desgastes na confiança, lentidão na marcha, engessamento estrutural.

Uma das características dos “lobos” é a inteligência e astúcia. Para ter o privilégio de rondar as “ovelhas”, se desdobram em apreços aos “pastores” que, seduzidos, acabam por ignorar o “x” da questão e trocam as “ovelhas” e não “os lobos”.

Qual o papel deve desempenhar um bom departamento de Recursos Humanos na empresa? Evitar a chegada dos “lobos” ou ter olhos para ver, ouvidos para ouvir e boca para alertar aos pastores que os “lobos” estão fazendo a festa.


SERÁ UM PRAZER CONTAR COM A SUA PRESENÇA!




Nenhum comentário: