sábado, 30 de abril de 2022

Sopa de letrinhas

 

Em meio às discussões, se o melhor é continuar em home office ou retornar ao escritório, se deve continuar ou não a usar máscaras em ambiente fechado, se é ou não necessário apresentar passaporte sanitário e tomar outras doses de vacina, há um campo em que a pandemia afastou a reflexão: como reconhecer as necessidades das novas gerações, identificadas por letrinhas?

Nada contra o uso de letrinhas, mesmo porque a elas já se juntaram palavras como baby boomers, millenium, alpha, apenas considero que comportamentos humanos, pela complexidade de fatores que os direcionam, deveriam ser analisados com maior cuidado, inclusive, pelas oportunidades que foram oferecidas às pessoas que se encaixam nesse ou naquele status.

As necessidades, valores, interesses, estão em constante burburinho. Nem ainda podemos garantir que tipo de consequências o futuro nos prepara, com o uso excessivo da tecnologia digital.

Quando se fala em controle social, poderíamos comparar com o panem et circenses, da Roma antiga: ofereça TikTok, Reels, Twitter, Whatsapp e tantas outras plataformas, que possam gerar entretenimento em tempo integral, e o povo, cada vez mais curvado, literalmente, com o pescoço para baixo, se distrai.

Exageros a parte, e um pouco de nostalgia, própria dos baby boomers, as adaptações são necessárias, uma vez que há infinitas possibilidades de evolução da tecnologia; o que hoje é novidade, amanhã será museu, rapidamente. Então, as palavras chaves são discernimento e conciliação; tirar o melhor daquilo que está sendo apresentado, consumido e transformá-los em oportunidades.

O proibido é fechar os olhos para as novas realidades, e nesse ponto, imprescindível o papel das corporações na identificação das tendências, principalmente, daquelas que afetam aos seus negócios.

Serão tempos incertos, mas a busca por recursos humanos adequados, que agreguem valores e permitam o desenvolvimento sadio dos relacionamentos pessoais, continuarão as ser decisivos.

 

PREPARAR AS CRIANÇAS PARA FUTURAS LIDERANÇAS

Apoie o projeto "A floresta onde tudo pode acontecer!" Vol. 2.  que oferece, às crianças, a oportunidade de cultivar virtudes, diferencial necessário para que surjam boas lideranças no futuro. Participe, apoie, divulgue! Qualquer contribuição será bem-vinda e você ainda poderá ter o Vol. 1 da coleção. Veja como! Acesse o projeto pelo link da Catarse: http://bit.ly/AntonioLuizPontes



Nenhum comentário: