domingo, 20 de fevereiro de 2022

Qual seu modelo de gestão?


Modelo de gestão, adotado por qualquer empresa, infalivelmente, parte sem­pre de um único pressuposto. Princípios, objetivos, metas, visão, missão, valores, filosofia, política, são apenas os meios de se chegar a esse fim. Seja lá o nome que identifique estruturas de um plano de negócio, sempre teremos uma única razão para distribuir tantos nomes e utilizar de tantas teorias: o sucesso desse negócio!

E o que significa obter o sucesso do negócio? Vender muito, desenvolver altas tecnologias, definir prioridades, aumentar a participação de mercado, ter sua marca reconhecida, criar novos conceitos, fusões para atingir outros setores, domínio sobre as etapas de produção? São itens valiosos, desejo ardente de bons e maus empresários.

Fico imaginando a cena: uma empresa estruturada, governança corporativa implantada, regras claras, capital aberto, ética e transparência em suas atividades, sem medo de ser feliz, resolve reunir suas lideranças para questionar sobre o signi­ficado de sucesso. Horas e horas de discussões intensas, chegariam a que patamar?

Como diria minha professora de física, lá atrás, no tempo que ensino médio se chamava colegial, tudo depende do ponto de referência. E que pontos de referências são esses? Aí que está! O ponto de referência passa a ser o olhar de quem está pre­sente em cada vínculo de relacionamento, direto ou indireto, com essa organização.

Vejamos, sob a ótica do presidente e diretoria, validam-se todas as informações do segundo parágrafo; sob a ótica de quem está na operação, o sucesso seria a em­presa oferecer condições justas para galgar novas funções; sob a ótica do prestador de serviços, a consolidação e renovação de seus contratos; sob a ótica dos forne­cedores, a contínua parceria na aquisição de seus produtos, sob a ótica do cliente, produtos cada vez melhores, garantias ilimitadas e assistências rápidas; sob a ótica do governo, um maior pagamento de impostos, e por aí vai!

Soa estranho, mas em minha modesta opinião, sucesso mesmo reside na capacidade da instituição agregar o maior número possível de sucessos de terceiros, consolidando sua eficácia à medida que a sociedade, como um todo, percebe os benefícios de contar com uma empresa de alto valor agregado, capaz de surpreender ao desejar o sucesso de outros para a obtenção de seu próprio sucesso.

                                            Trecho do livro “Pensar para sair do lugar - crescimento pessoal e profissional”.

   Adquira o seu exemplar do novo livro da série "Pensar...":




Nenhum comentário: