domingo, 19 de setembro de 2021

Olho no olho

 

Tenho, por hábito, provocar discussões sobre os mais diferentes assuntos. Tal­vez ser generalista, tenha beneficiado, em muitos aspectos, minha vida pessoal e profissional. O fato de não escolher assunto para participar de uma conversa, evidente, excluindo aquilo que só a convicção do conhecimento e estudos espe­cíficos podem permitir, a gente sempre aprende algo interessante.

Quantos exemplos, que surgiram de papos descontraídos, puderam ser utiliza­dos em meus trabalhos de consultor, palestrante, coach, professor ou escritor, auxiliando passar uma mensagem, um ensinamento ou, até mesmo, permitindo esclarecer uma dúvida que não se dissipava.

A utilização de exemplos é um grande auxiliar do aprendizado. Torna mais interessante uma apresentação, não exige tanto da atenção de quem dela participa, o que facilita o mecanismo de memorização e assimilação das ideias, além, é claro, de quebrar a monotonia de muitas explanações.

O que quero afirmar com isso? Temos que estar atentos, sempre! Onde menos se espera, a atenção, a captura de um termo, pode ser o sinal aguardado, há muito, para dar início a uma ação, ou inovação, ou, até mesmo, uma revolução em nossas vidas.

E tem gente que não lhes dá o devido valor! Pessoas que reclamam da sorte, se acham injustiçados, mas fecham os ouvidos. O que pensam é válido e correto, o restante do mundo só fala asneira e inutilidades. Essa excessiva conduta narcisista cria os famosos “malas sem alças”, aqueles que dispersam rodas de amigos e obrigam seus ouvintes a de­senvolver novas técnicas de fugas.

Não permita que esse lamentável rótulo faça parte integrante do seu cotidiano. Desenvolva a habilidade de valorizar as mensagens recebidas e delas fazer bom uso.

Afinal, o sucesso tem várias formas. Cultivar amizades é uma delas, e isso depende, basicamente, de sua vontade. Não gera custos, mas pode ser um belo investi­mento, talvez o principal deles, o que poderá trazer, em seu bojo, outros sucessos mais.

Trechos do livro “Pensar para sair do lugar - crescimento pessoal e profissional”.

                                    NOVO LIVRO DA SÉRIE "PENSAR PARA SAIR DO LUGAR"



Nenhum comentário: