domingo, 5 de setembro de 2021

Não seja pato

 

Preparo não é jogo de adivinhação. É estar seguro que a opção pelo conhecimento foi destaque na equação do desempenho. Um patamar longo, mas sempre acessível. Basta disponibilidade e um toque de humildade, evitando que se fechem diante de si as oportunidades do aprendizado.

Quanto maior o preparo maior a confiança! Quanto maior a confiança, maior o preparo. É como a antiga propaganda, vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais? Uma coisa leva a outra e ambas à realização.

Não dê trela quando lhe tacham de otimista excessivo, difusor da utopia ou de agitador inveterado. Prefira essas pechas que ser arauto de uma realidade sem esperança ou de um passivismo serviente. O mundo se transforma pelo conheci[1]mento, a pessoa se liberta pelo conhecimento. Não é mágica, é evolução!

Pense nisso, quando o olhar atravessado pela flecha do inconformismo, atravessa a razão e vê no sucesso alheio sinais de falcatruas, sorte, ações obscuras, sacanagem! Isso ocorre, mas não na proporção alucinante da imaginação coletiva. O maior pecado é não avaliar as razões pela qual alguém obteve o almejado sucesso. Surpresas podem desmitificar velhos conceitos.

Abra os olhos, livre-se da deprimente sensação de impotência que o sucesso alheio pode lhe causar e corra atrás do seu. O seu pode ser diferente, talvez não tanto dinheiro, mas mais realizações pessoais. Talvez não um carro importado, mas o status de estar bem. Talvez uma empresa espetacular, ou talvez uma família feliz. Não importa, o patamar cada um escolhe o seu.

O jogo impróprio é avaliar que você é o outro e sofrer porque o outro possui coisas diferentes da sua. Isso se transforma em patologia, e o maior pato da história será você mesmo, arcando com as consequências danosas e até perniciosas dessa opção.

Prepare-se! Inspire-se! Empenhe-se! Nada é fácil, nada é gratuito, mas tudo é possível, a partir do conhecimento. E conhecimento também é saber o que se deseja para este curto tempo de permanência na bola azul chamada Terra.

                                               Texto do livro “Pensar para sair do lugar - crescimento pessoal e profissional”.


                                                    Novo livro da série "Pensar para sair do Lugar":                                                               



Nenhum comentário: