quarta-feira, 15 de novembro de 2023

O que o liderado deve esperar de seu líder?

 

O que o liderado deve esperar de seu líder?

Muito se escreve da relação líder e seus liderados. Como manter o equilíbrio da equipe? Quais as formas de exercer influência? Adequar a comunicação, a postura, as cobranças?  Adquirir apreço? Quais são os melhores exemplos a serem seguidos?

Nessa direção, apresentam-se convergências, teorias avançadas, propostas sérias e, diversas, risíveis.

Há uma confusão danada entre o significado de liderança, entre a seriedade na participação, no desenvolvimento da equipe liderada e nos resultados da empresa. Qual a fórmula para se chegar ao melhor patamar?

A motivação é necessária, a automotivação mais ainda; porém, não funcionam fórmulas prontas para todos.  Líderes excepcionais podem existir que, pouco ou quase nada, tenham sido influenciados através de textos, vídeos, palestras, treinamentos ou eventos direcionados ao aumento de seus conhecimentos.

A contradição brota quando a liderança detesta gente. Jamais haverá líder adequado em frágeis convivências pessoais ou estas forem relegadas a terceiro plano.

Quesito complementar: líder sem experiências é outra contradição e pode espernear. Educação dos bancos escolares é fundamental; mas, na ausência da prática, torna-se tão inútil quanto decorar uma piada e ter dificuldade para saber contá-la.

Evidente que exemplos, histórias, paralelos traçados, performances obtidas em determinadas ocasiões, cursos e treinamentos direcionados capacita, acentuadamente, aqueles que possuem o perfil de liderança

É por isso que, as características aguardadas para ser um bom líder, está na competência para assimilar, estimar, manifestar novas aptidões que lhe permitam aprimoramento, aperfeiçoamento, equacionamento das mudanças e melhores relações interpessoais.

Este é o foco em que se deve pautar qualquer interesse   para atingir o grau elevado de boa liderança: gente, bagagem e entusiasmo. Imprescindível que o liderado perceba a presença dessas características. Isso traduz-se em lideranças com ressonâncias, capazes de, pelo exemplo, “ganhar a galera” e fazer-se respeitado.

Para o restante, tudo é possível, desde que auxilie no percurso e não atrapalhe.

Texto do livro "Pensar para sair do lugar - as vertentes da vida".




Nenhum comentário: