quarta-feira, 30 de agosto de 2023

 

Dicas para a Vida Profissional

Entenda o significado de humildade.

Humildade não é “estar por baixo”, dizer “amém” para tudo e deixar-se levar pelo zelo à mansidão, ignorar a capacidade de discernimento e ser reconhecido pela postura do não compromisso.


Humildade é a lembrança de que devemos ter “os pés no chão”, reconhecer as limitações para evitar a postura da soberba e, acima de tudo, é a lembrança da condição de aprendizes, tão necessária à expansão de nossa essência.

Quem diz saber tudo, fala por falar ou é tolo. Sempre há o que aprender. Nada justifica a autopromoção nesse sentido. Além da fragilidade do argumento, talvez a necessidade de impressionar ou de querer submeter o outro pela petulância, dê alguma sustentação a essa grande bobagem.

Trabalhe o fator comprometimento!

Ter um compromisso é estabelecer uma promessa mútua ou honrar a palavra dada. Ele não existe em outro sentido.

O profissional que não cumpre o acordo firmado, não vela por sua dignidade, revela-se omisso diante do objeto do compromisso, que deixou de ser respeitado. Enganar não faz parte de relações estabelecidas em mútua confiança.

“São letras mortas, assinadas por fantasmas”, sem valor para o mercado.

Estabeleça metas claras e possíveis!

Quem toma para si a condução de suas rédeas, sabe que a cavalgada exige sacrifícios e determinação. Portanto, ter clareza é fundamental para oferecer suporte a qualquer meta.

Engana-se quem menospreza o planejamento, sem levar em conta suas aptidões, seus desejos efetivos, sua busca de identidade e das marcas que pretende deixar ao longo da jornada.

Humildade, comprometimento, metas claras, são exigências indiscutíveis no processo de amadurecimento, transformação e conquista.

                                                                                        Texto do livro "Pensar para sair do lugar - as vertentes da vida".




Nenhum comentário: