quarta-feira, 26 de julho de 2023

Esvazie-se de si mesmo (“kenosis”)

 

Esvaziar-se de si mesmo! Deixando de lado o significado religioso, podemos aplicar a ideia para o empresário, colaborador, ou qualquer um que frequente o mundo corporativo. Esvazie-se do que torna sua carreira pesada e sem sentido, elimine conceitos antigos que impedem o novo de surgir, exclua o medo que quer ignorar a certeza das mudanças.

“Kenosis” vem do grego e é uma expressão utilizada no Novo Testamento para indicar que, mesmo não abandonando sua divindade, Cristo esvaziou-se dela para assumir integralmente sua humanidade.

“Kenosis” para você também! Pegue aquele monte de entulho que foi acu­mulando em seu ambiente de trabalho e lhe dê um fim digno: o lixo! Deixe de acreditar que você é o suprassumo, treine seus ouvidos para que seja mais afiado do que sua língua. Planeje com as ferramentas disponíveis no dia de hoje, o passado serviu como história ou aprendizado, mas você vive no agora e precisa saber que o futuro depende das inovações do presente para que a vida possa ter continuidade.

“Kenosis” pode ser também um bom treinamento, um exercício de percepção na busca pelo verdadeiro sucesso. Como? É só imaginar que aquilo que nos tortu­ra, muitas vezes, não passa de uma ilusão de ótica causada pelo desconhecimento ou fragilidade diante de qualquer barreira. Isso consome muita energia e o cérebro passa a ser refém da ignorância, da sensação de fragilidade.

Portanto, “kenosis” do chefe canastrão, dos aborrecimentos internos e externos, para que possa surgir um novo ser, um profissional rico em ousadia, que independa das condições ambientais para ser feliz, confiante e íntegro! Jamais os problemas podem ser maiores que as soluções possíveis! Esse é o grande diferencial! “Keno­sis”, então!

Texto do livro "Pensar para sair do lugar - Crescimento pessoal e profissional"

Nenhum comentário: