quarta-feira, 24 de maio de 2023

Captar a essência

 


É preciso identificar os propósitos. Entender quando se trata da luta pelo poder ou luta por melhorias; se estão vinculados ao brilho dos holofotes ou à claridade das missões.

A complexidade é gigantesca, envolve análise de atitudes, das ações, do empenho com a transparência e nenhum teste é capaz de precisar sua identificação; quando muito, apontam caminhos.

Essa insegurança acompanha a dificuldade das escolhas. Pinçar alguém que, ao final do percurso, não desaponte, potencialize o resultado do processo e traga alívio às necessidades dos gestores, é colocar em prova a tensão própria das grandes competições, onde só uma pessoa ocupará o pódio.

Aí reside a grande questão da importância de se ter em quadros de recursos humanos, pessoas habilitadas no conhecimento de gente, que goste de gente, que conviva com gente, com formação apropriada e histórico que lhes dê o respaldo para enxergar o que nem sempre é visível aos olhos.

Não é garantia de acertos, mas garantia de evitar desastres fenomenais, em decisões sensíveis, principalmente, quando se trata de apresentar ao público interno e externo (gente), a quem será delegada a representatividade de toda a estrutura empresarial.

Talvez um tópico a ser considerado é lembrar que embora tenha poder, ganhe as melhores remunerações, tenha acesso às informações mais importantes, uma liderança de respeito, não despreza tudo isso, mas tem consciência de que colecionar um cabedal de bens não é imprescindível; conquistar pessoas, aí reside a essência de seu propósito.


Nenhum comentário: