domingo, 6 de junho de 2021

Fantasminhas nada camaradas!

 

Há duas formas de profissionais: os competentes e os incompetentes, entre eles a zona de conforto, sem expressão ou comprometimento. Essa faixa é a que mais desgaste oferece para as empresas. É fácil promover os primeiros; é fácil demitir os segundos, e o que fazer com os intermediários?

Normalmente não se faz nada! Explico: são os funcionários “bonzinhos” (para não utilizar medíocres), que dizem amém para tudo, não perturbam o chefe com novas ideias, só fazem aquilo que foi solicitado, concordam com tudo, se pudessem passariam invisíveis no decorrer do dia só sendo lembrados no momento do ponto, nas entradas e nas saídas, com os jargões comuns: bom dia, vou almoçar, boa tarde, até amanhã, e só!

Não se comprometem, não assumem posições, não buscam melhorias. “Gas­parzinhos”, criaturas que não assustam, mas que na “invisibilidade” promovem o que de mais perigoso existe no mundo corporativo: a ausência de inovação!

E quando o “Gasparzinho” é um supervisor, um gerente, um diretor? Aí os reflexos são ainda mais perniciosos. Vão levantar os cabelos dos sócios, esbugalhar seus olhos, paralisar seus músculos, principalmente, na apresentação dos resultados do balanço!

Caça aos fantasmas! Como? Avaliação de desempenho, participação no grupo, produtividade, metas e resultados. É assim que se faz, é assim que se enfrenta o perigo da estagnação.

Sempre bom lembrar: estruturar e investir num Departamento de Recursos Humanos, adequado às pretensões da empresa, pode significar a diminuição ex­pressiva dessa turma, com a consequente redução dessa “zona de conforto”.

Não parece, mas esses fantasminhas não têm nada de camaradas!

                                                                Trechos do livro “Pensar para sair do lugar”.

 

Com muita satisfação informo a breve disponibilidade do meu novo livro: "Pensar para sair do lugar: as vertentes da vida". Trato de temas substanciais, para o amadurecimento pessoal e profissional, através de reflexões que promovem o cultivo daquilo que mais importa para uma vida saudável, plena, assertiva, conduzida por valores, com o foco nas virtudes. Conto com cada um de vocês para divulgação, aquisição dos exemplares e avaliação do trabalho.

 


Nenhum comentário: