domingo, 20 de junho de 2021

Conforto ou medo?

Quem disse que zona do conforto está, previamente, condenada em meio aos inumeráveis apelos para abandoná-la? Isso é uma falácia!

Espanta a afirmação? Vamos ao questionamento:

Zona de conforto, ou seria zona de medo?

Evidente que entendo a manobra para demonizar o apetite exacerbado que a criatura humana adota para proteger-se de seus medos, dentre eles, o de mudança.

Observem que é “proteger-se de seus medos” e não de seus confortos. Confortos são áreas sensíveis, onde depositamos sonhos, alentos, buscas, estabilidade.

Ter uma casa para retornar após um exaustivo dia de trabalho, ter o pão na mesa, alguém para conversar, uma cama para relaxar, são exemplos de desejadas e necessárias zonas de conforto, não se confundem com o medo, mas com a segurança.

Tudo muda, quando uma carreira ou vida social são tolhidas pela acomodação:

“Prefiro ficar em silêncio, para evitar a dispensa.”

“Não vou arriscar-me a melhorar, está bom como e onde estou.”

“Aceito a humilhação, em troca do salário.”

“Trato meus subordinados como inimigos; neles sempre presente o desejo de estar em meu lugar.”

“Sucesso é manter-me na minha; o resto que se dane.”

“Para que ter amigos, se uma hora vão me decepcionar”.

“Trabalhar pelo outro? Por acaso alguém trabalha por mim?”

“Só podem estar pensando mal de mim.”

Nada diz respeito a conforto, ao contrário, são zonas de desconforto, de autodestruição, de crimes contra a autoestima, de desolação diante do potencial humano desperdiçado.

Zona de medo é bem mais condizente, indicativa que o medo faz perder a oportunidade de crescimento ou de melhorias.

Se quiser avançar para a felicidade, abandone a zona de medo, resgate o seu conforto e auxilie no conforto de outros.


Com muita satisfação informo a breve disponibilidade do meu novo livro: "Pensar para sair do lugar: as vertentes da vida". Trato de temas substanciais, para o amadurecimento pessoal e profissional, através de reflexões que promovem o cultivo daquilo que mais importa para uma vida saudável, plena, assertiva, conduzida por valores, com o foco nas virtudes. Conto com cada um de vocês para divulgação, aquisição dos exemplares e avaliação do trabalho.



Nenhum comentário: