domingo, 18 de abril de 2021

Uníssono

 

    Harmonia é uma palavra que me remete às boas experiências vivenciadas no coral da igreja. Lições maravilhosas para a vida profissional oriundas daquelas ho­ras de lazer, dedicadas às canções que dariam um novo colorido, um clima mais próximo do divino, quando executadas durante as missas festivas.

Inicialmente vozes que, salvo raras exceções, não fariam sucessos nem em kara­okês dos bares da vida. Uma pitada de organização, a distribuição correta das varian­tes vocais, o treinamento, o esforço de cada um, a dedicação do maestro, o entusias­mo, o treinamento, a alegria, a amizade, a confiança nos colegas, o treinamento, e ali estava o resultado, uma apresentação vibrante, até mesmo emocionante.

Não, não foi sem querer repetir três vezes a expressão “o treinamento”. Foi pro­posital! Como em tudo na vida, somente adquirir o conhecimento e a habilidade não torna ninguém capaz de realizar com brilhantismo determinadas tarefas. O treinamento é essencial. É preciso muito exercício, muita determinação, repetição, para dar ao conhecimento e à habilidade o selo da capacitação.

Outra consequência dessa vivência, foi observar que inúmeras pessoas deixa­vam seus lares, se deslocavam até a igreja, e se dedicavam com muito amor ao que faziam. Não cobravam nada, nada ganhavam! Entretanto, o grupo era alto astral, a amizade estava presente, a generosidade, o convívio desprovido de interesses outros se não aquele de dar o melhor de si para o sucesso das apresentações.

É possível sim, trasladar para o ambiente corporativo as lições do coral:

a - Trabalhe a harmonia,

b - Lidere em uníssono com seus comandados;

c - Treine sempre;

d - Organize as atividades

e - Distribua as tarefas de acordo com cada talento;

f - Incentive a amizade, a alegria, a confiança, o entusiasmo;

g - Comprometa-se com princípios adequados;

h - Não importa o quanto ganhe, faça sempre um grande espetáculo;

i - Dê o melhor de si, como pessoa e como profissional.

Isso tudo pode até não lhe trazer o reconhecimento, ou novas promoções, mas tenha absoluta certeza que lhe trará um sentimento irresistível de realização.

                                Trechos do livro “Pensar para sair do lugar”.

Nenhum comentário: