domingo, 17 de janeiro de 2021

Duvide da dúvida

 


Dizem que se conselhos fossem bons, seriam cobrados! Não se assustem, não é o caso! Trata-se de situações que sempre ocorrem, mas muitas vezes, estamos distraídos e não damos a devida atenção:

 - Duvide de quem diz que não existe outra forma de realizar determinada tarefa! Sempre há um jeito de alterar o formato, mexer no andamento, acrescentar novos elementos, experimentar outras ideias.

- Duvide de quem chega e, sem nem conhecer, diz que tudo está errado e pre­cisa ser mudado! Não é, simplesmente, chegar e mudar. Tem que estudar, aprovei­tar o que funciona bem, propor melhorias naquilo que precisa de aprimoramento. Isso é gerenciar!

- Duvide de quem fala muito e faz pouco! Palavras sem ação é como querer riscar um palito de fósforo no ar, nada acontece. A chama não surge, o fogo não queima, a luz não ilumina.

- Duvide de quem gosta de viver só em pedestais! Ego inflado, sempre traz algo perturbador escondido nas entrelinhas, e quando esse “algo” se manifesta, sai de baixo, que o barulho fará estragos.

- Duvide dos “donos da verdade”! A “verdade” que propagam é sempre relativa e circunstancial. Visam interesses próprios e acolhem teorias, das mais absurdas, para justificar a própria permanência no centro das decisões.

- Duvide de suas dúvidas! Jamais deixe que dominem sua mente e façam de sua vida um enorme ponto de interrogação! O sucesso nunca esteve e jamais estará sob o domínio da ausência de respostas.

Esclarecer é preciso. Santa Clara, clareai!

                                                                                        Texto do livro "Pensar para sair do lugar"

Nenhum comentário: