quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Grande equívoco

 


Começa assim: “Eu não concordo”! A réplica: “Não concorda? Acaso você está questionando minha forma de trabalhar?”.

Termina, assim: “Tá certo, tá certo!”. O certo distante do certo, só vontade de pular no pescoço e dizer “poucas e boas”.

Pessoas incapazes tornam-se mudas ao menor sinal de resistência, parta de onde partir. Mudas e perversas, aguardam o momento para ir à forra. Se o momento deixa de presentear com a chance, fecham-se ainda mais. Revoltadas, escondem-se em meio à frustração.

O que leva o desequilíbrio para o recinto de trabalho passa, necessariamente, pela porta estreita das manifestações reprimidas.

Evidencia-se, em ocasiões corriqueiras, o mal estar camuflado pela incrível capacidade de “engolir sapos”, mesmo que perfaçam tremendo mal, “é melhor não retrucar”.

Quando se estima o tempo perdido, normalmente, já é tarde. O rompimento levou à desunião; a desunião, à indiferença; a indiferença, à letargia; a letargia, ao tédio e o lugar de trabalho torna-se local pesaroso, de extrema infelicidade.

Claro que bons líderes agem sem mesquinhez! Mas se acontecer algo, nesse sentido, recorde-se de que o líder é um colaborador da empresa, como qualquer outro, e que tem, obrigatoriamente, de expandir a teia que une pessoas, processos e ações. Posicione-se, para seu bem e para preservação futura de sua autoestima.

Diante da questão inicial, potencialize a resposta e desarme as defesas, por exemplo, respondendo:  Que razão teria para isso? Deixe a surpresa jogar a seu favor, só lembre de responder, argumentar, insistir que o ouçam. Não guarde interesses que podem ser prenúncios de desastres.

O ambiente organizacional consome mais do seu dia do que qualquer atividade diária. Vale a pena mantê-lo arejado, limpo, leve.

Deixe de alimentar cenários macabros, cultivar pressões desnecessárias. Com apreço, mantenha a dignidade, promova a harmonia, exerça seu direito de ter qualidade de vida no âmbito profissional, custe o que custar.


Nenhum comentário: