domingo, 11 de julho de 2021

Sem covardia

 

Quando teme a resposta, o covarde evita a pergunta; o reticente pergunta evasivamente para confundir a si mesmo; o seguro pergunta diretamente para livrar-se da frustração de viver na ignorância.

Quanto mais pessoas se atrevem a questionar, no caso de dúvida, nova realidade desponta, surgem pessoas preparadas para desempenhar com qualidade, conhecimento, segurança, as suas atividades profissionais e sociais.

Liderança sem questionamentos é vazia, não empondera, não desperta entusiasmo, é frágil em sua proposta, carente em seu propósito, distante, cada vez mais, de seus liderados.

Existem os que paralisam diante de um questionamento, aqueles que têm fobia ao esclarecimento ou que se recusam a doar-se naquilo que dominam: um assunto, uma matéria, um conhecimento.

O chamado egoísmo comportamental, pautado pelo receio de oferecer ao outro a informação, mesquinhamente, tratada como capaz de ser bem utilizada pelo que a recebeu, em detrimento daquele que a cedeu.

Pura bobagem egocêntrica. A melhor forma de aprendizado é quando ensinamos. Virão novos questionamento, esses sim, fontes inesgotáveis de evolução, de sabedoria.

Se acaso tenha aversão por questionar ou responder a algum questionamento, comece a rever seus conceitos, antes que sofra o atropelamento angustiante das oportunidades perdidas.

Aproveita melhor a vida, quem compreende a diferença entre permanecer sempre no mesmo estágio e permitir-se avançar.

No primeiro caso, letargia; no segundo, plenitude. A escolha é sua!

 

Com muita satisfação informo a breve disponibilidade do meu novo livro: "Pensar para sair do lugar: as vertentes da vida". Trato de temas substanciais, para o amadurecimento pessoal e profissional, através de reflexões que promovem o cultivo daquilo que mais importa para uma vida saudável, plena, assertiva, conduzida por valores, com o foco nas virtudes. Conto com cada um de vocês para divulgação, aquisição dos exemplares e avaliação do trabalho.

Nenhum comentário: