segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Integridade

 


Integridade

Poucas virtudes são tão avassaladoras quanto a integridade. Um ser íntegro é aquele completo, reto, justo, inatacável, perfeito em sua condição humana. Faz parte de uma elite, aquela que não abre mão dos seus valores, ainda que o mundo convide a isso. Pessoas que cultivam o bem e o bom caráter, acima de qualquer tentação, mesmo que isso resulte em reveses.

São os santos, os anjos, que convivem conosco e, invisíveis, passam por seres normais. Não são! Pertencem a uma dimensão diferenciada, carregam nos ombros o fardo da esperança, da crença no amanhã. Ainda que discretos, representam a possibilidade de continuidade da espécie humana. Espalhados por aí, num número bastante considerável, exercem o sacerdócio da esperança, utilizam a logística do exemplo e seguem o princípio da soma e multiplicação.

Agem pela convicção do amor, da gratidão e do perdão. Há coerência na firmeza dos posicionamentos, nas virtudes que exprimem o sentimento a favor do outro, não importa quem seja, origem, condição social. Encaram os homens com firmeza, mas enxergam suas almas frágeis em busca da liberdade perdida na ausência de luminosidade, cobertas pelo manto do individualismo, da paixão pelo ter e desprezo pelo ser.

Modernos, utilizam os recursos tecnológicos, porém, não deixam de lado gestos, atenção, olho no olho, em razão disso, são confundidos com extravagantes quando, na realidade, ao estabelecer contatos onde há cumplicidade, sentimento e emoção, simplesmente, agem, humanamente. Essa humanidade é o grande diferencial!

Provavelmente fazem parte de sua vida, mas pelas características da invisibilidade, sentidos destreinados, provavelmente, não lhes permitiram identificá-los. Procure lembrar-se do último acolhimento, da última palavra de carinho, do incentivo despretensioso, do abraço, da palavra certeira, do resgate em momentos delicados de sua vida. Quem estava ali?

Estão por aí mesmo, talvez você seja um deles, entretanto, se não for, há sempre a oportunidade de sê-lo, o potencial é o mesmo, as oportunidades também, basta força de vontade, desejo de ter uma vida com sentido, útil para si e para todos, capaz de revolucionar o mundo a partir da recuperação, valorização e crença no amor, precursor de toda manifestação de integridade.

Nenhum comentário: